segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Queda do Futebol Brasileiro

O Brasil será Brasil outra vez quando a corrupção na CBF for coisa do passado. A corrupção primeiro destrói a moral, depois vai a credibilidade e por último, tudo.
O Brasil será Brasil de novo quando a mídia esclarecer a diferença entre o craque e o firuleiro.
Quando jogadores tipo Robinho, Neymar, Pato, Ramires e Lucas Silva não forem chamados de gênios da bola ou bons jogadores. Neymar, Robinho, Lucas e Pato são firuleiros, Ramires é um perna-de-pau, como ele há muitos jogando a terceira divisão do futebol brasileiro. Queria dizer também sobre Júlio César; Por que não Helton?
O Brasil será Brasil quando houver seriedade e objetividade no futebol. E viva o Parreira, o Felipão, o Pelé, o Romário e o Ronaldo - Fenômeno -. Parreira conseguiu tirar ouro do barro, Felipão conseguiu administrar egos. A seleção de 94 era ruim e foi campeã, a de 2002 era excelente, faltava equilíbrio. Parreira e Felipão foram essenciais. Pelé, Romário e Ronaldo ensinaram que craques jogam para o time, são objetivos, são pragmáticos.
O problema é que nos faltam craques. E os treinadores - Mano e Dunga - não conseguem montar um time competitivo. O primeiro por causa da pressão da Mídia levou os firuleiros da Vila porque a mídia cobrava isso. O segundo levou um elenco-robô porque a mídia execrava o craque. tipo Ronaldinho Gaucho. Que quando quer ser objetivo ainda é insuperável. Que o diga o Dunga que levou um drible humilhante num clássico e nunca perdoou o Gaúcho por isso.
A seleção não pode ser um catado de fim-de-semana, sou do tempo em que o Brasil jogava e treinava no Brasil.
Vi o Brasil perder a Copa de 74 porque não havia um organograma, um detalhamento de atividades, aquela copa não perdemos para a Holanda perdemos para o Zagalo e seu time tido-tico no fubá.
Vi o Brasil perder a copa de 78, por falta de craques. Falcão ficou de fora daquela seleção. Zico e Rivelino pouco jogaram.
Vi o Brasil perder a copa de 82, para o seu imenso ego. A melhor seleção do mundo de todos os tempos perdeu para a sua invencibilidade e tinha um atacante ruim e um péssimo goleiro.
Em 86 estávamos velhos e machucados.
Em 90 tinha um tal de Lazarone.
Em 98 reinventaram o Zagalo.
Em 2006 o Parreira não conseguiu, porque não sabe administrar egos.
Em 2014 perderemos a copa para a mídia, para a firula, para a corrupção.

Nenhum comentário: