sexta-feira, 1 de julho de 2011

Merenda ou Alimentação escolar

O termo merenda é sinônimo de lanche, pode ser doce e até bolacha com suco químico. Abre precedente para que seja servido somente o suco ou uma barra de doce, como já ocorreu em Açailândia, testemunhei isso em escola estadual no final do século XX, ano 2000 para ser mais preciso.
A alimentação escolar não pode ser apenas biscoitos doces ou salgados sem manteiga e um copo de suco químico, não deve ser. Na escola pública, principalmente na periferia, lá onde moro, crianças tem como principal refeição do dia a refeição da escola.
O município de Açailândia tem nutricionistas, essas criam um cardápio excelente, rico, entretanto, por vários dias e em várias escolas esse menu é de ficção, não é cumprido. Porque as vezes não tem os alimentos necessários, outras vezes, esse ano já aconteceu isso, o alimento não foi conservado, ou está vencido, ou estragado ou mesmo não cozinha (exemplo:macacheiras enviadas a escola durante o período das chuvas, período em que por excesso de água no solo a macacheira não cozinha. Outro: Sucos que chegaram a escola com sabor estragado, casos ocorridos e resolvidos),porque as vezes o número de cozinheiras ou ASGs é insuficiente para que o serviço seja realizado. O processo de terceirização de mão-de-obra, apesar de ter trazido benefícios trabalhistas, (reconhecimento de direitos), aos funcionários, trouxe a redução extremosa da mão-de-obra, o que acarreta na realização precária dos serviços de limpeza e alimentação nas escolas.
Porém, o que questionamos também é, principalmente, a falta continuada de condimentos (temperos) para o cozimento de alimentos salgados, que tira da criança a vontade de comer.
E questionamos a ausência da necessária fiscalização por parte do Conselho Municipal de Alimentação Escolar na escola no dia-a-dia da alimentação na escola, ou não é função do conselheiro fiscalizar?
Alimentos naturais, da agricultura familiar, da pecuária local, até mesmo de nossa apicultura são sempre bem-vindos. Entretanto a qualidade, a higiene e a durabilidade desses produtos devem ser respeitadas, não que isso não aconteça, isso acontece, porém insisto, é preciso fiscalizar, pois fiscalizada a alimentação escolar certamente fará o seu papel na periferia da periferia onde moro.

Nenhum comentário: