segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2020 o Fim do Desmatamento Ilegal da Amazônia

O processo de desmatamento ilegal no Brasil não se resolve com uma caneta ou com promessas de ação governamental contra o desmatamento. Em 2020, certamente, o desmatamento na Amazônia não existirá, porque a Amazônia brasileira será um semideserto onde pastos alimentarão bois e plantações de soja sustentarão a produção de “combustível ecológico”.
O mal da Amazônia não é o madeireiro criminoso-ilegal; o mal da Amazônia é o grileiro, é o fazendeiro que negocia o desmatamento de áreas de preservação ambiental (reservas biologias e indígenas), além de patrocinar a pistolagem contra o agricultor familiar nas áreas onde ainda existe resquício de floresta economicamente viável.
Tomemos como exemplo o Maranhão, nas áreas de babaçuais, mesmo com leis de proteção à babaçu e as quebradeiras de coco, fazendeiros constroem cercas e queimam babaçuais, plantam capim e expulsam as quebradeiras de coco, que ainda são silenciadas com ameaça de pistoleiros.
As reservas indígenas do Maranhão estão degradas graças a cooptação de indígenas que vendem barato ou são ludibriados com o escambo, claro, hoje já não é mais espelho, mas as chamadas drogas legais. A Reserva Biológica do Gurupi, no oeste maranhense, existe somente no papel, é apenas mais uma das leis que não são cumpridas nesse país, a área dividida por latifúndios nunca ocupados, mas que requerem judicialmente indenização, tem em sua área muito mais de 300 mil pessoas em seu interior, desde de grandes e médios pecuaristas a assentamentos e acampamentos de trabalhadores rurais sem-terra, todos desmatando e vendendo madeira no mercado negro da madeira que têm como base no Maranhão a cidade de Buriticupu e a cidade de Paragominas no Pará.
Ainda no estado do Maranhão, onde homens do agronegócio pedem a redução da reserva legal, não reserva alguma nas grandes fazendas e também nas pequenas, além disso são poucos os que respeitam encosta de rios, e raríssimos os casos onde foram respeitados os aclives. Floresta mesmo no Maranhão só floresta de eucaliptos, matéria prima para carvoarias.
O Pará, segue pelo mesmo caminho, com um agravo: os madeireiros ilegais controlam a política, a economia, em alguns municípios até mesmo a polícia e a justiça.
O companheiro Lula, em quem sempre votei, tem de fato razão quando diz que não haverá desmatamento ilegal em 2020, Infelizmente não é porque o Brasil estará mais civilizado ou melhor equipado para o controle do desmatamento da Amazônia, infelizmente será porque não haverá mais a imensa floresta equatorial brasileira.






Marcos Washington Cardoso Silveira

Nenhum comentário: